31/12/2017

A Bíblia Ensina que Jesus Está Verdadeiramente Presente na Eucaristia


“Na noite em que ia ser entregue, Jesus pegou o pão, deu graças e o deu aos seus discípulos dizendo: ‘Tomai todos e comei. Isto é o meu Corpo que será entregue por vós’. Do mesmo modo, ao fim da ceia, Jesus tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente e o entregou a seus discípulos dizendo: ‘Tomai todos e bebei. Este é o cálice do meu Sangue, o Sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos para a remissão dos pecados. Fazei isto em memória de mim.’”

Resultado de imagem para jesus parte o pão entre os apóstolos.


João 6:53 — Então Jesus os advertiu: Em verdade, em verdade vos afirmo: se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida dentro de vós.

Os protestantes não creem que a Eucaristia é o corpo, sangue, alma e divindade de Jesus Cristo. Os católicos creem que depois da Consagração na Missa, “debaixo das espécies destas coisas sensíveis se encerra Nosso Senhor Jesus Cristo, verdadeiro Deus, e verdadeiro Homem, verdadeira, real, e substancialmente” na Eucaristia sob a aparência de pão e vinho (Concílio de Trento, Decreto sobre a Eucaristia). A posição católica acerca da Eucaristia foi unanimemente mantida durante os primeiros mil e quinhentos anos de Cristianismo. O suporte bíblico para o ensinamento católico acerca da Eucaristia é abundante e inegável.

EM JOÃO — CAP. 6, JESUS ENSINA CLARAMENTE QUE A SUA CARNE É COMIDA E O SEU SANGUE BEBIDA, E QUE TEMOS DE COMER A SUA CARNE E BEBER O SEU SANGUE


João 6:51-58 —“Eu sou o Pão Vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá eternamente, e o pão que deverei dar pela vida do mundo é a minha carne. Houve, então, grande discussão entre os judeus e esbravejavam uns com os outros: Como pode este homem dar-nos a comer a sua própria carne? Então Jesus os advertiu: Em verdade, em verdade vos afirmo: se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida dentro de vós. Todo aquele que comer a minha carne e beber o meu sangue tem vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeira comida, e meu sangue é verdadeira bebida. Aquele que come a minha carne e bebe meu sangue permanece em mim, e Eu nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou e Eu vivo por causa do Pai, assim aquele que se alimente de mim viverá por minha causa. Este é o pão que desceu do céu. De modo algum comparável ao maná comido por vossos pais, que agora estão mortos. Aquele que comer desde Pão viverá para sempre.”

Jesus diz vezes sem conta, com os termos mais claros possíveis, que a Sua carne é comida e o Seu sangue é bebida. Ele diz que se não comerdes a Sua carne e beberdes o Seu sangue não tereis vida dentro de

O QUE DIZER DE JOÃO 6:63?


Confrontados com estas esmagadoras evidências em João 6 de que a Eucaristia é verdadeiramente o corpo e sangue de Jesus, certos não-católicos tentarão encontrar qualquer coisa para combatê-las. Eles apontarão para João 6:63.

João 6:63 — “É o Espírito quem dá vida; a carne em nada se aproveita; as palavras que Eu vos tenho dito são Espírito e são vida.”

Eles afirmam que isto indica que Jesus não queria realmente dizer que as pessoas irão comer a Sua carne. Esta afirmação, no entanto, não resiste a um escrutínio. É refutada pelos seguintes pontos:

Primeiro, nós sabemos que Jesus não está a falar da Sua carne na parte do versículo onde Ele diz “a carne em nada se aproveita.” Considere esta questão: em nada se aproveita a carne de Jesus? O que dizer da Sua Encarnação? Como poderia Ele referir-se à Sua carne dizendo que esta em nada se aproveita, quando Ele tinha acabado de dizer vezes sem conta (João 6:51, etc.) que a Sua carne é a vida do mundo?

Se Jesus estava a falar da Sua própria carne quando disse que a carne em nada se aproveita, então, Ele estava a contradizer-se. Jesus estaria a afirmar que a Sua carne é a vida do mundo (João 6:51, etc.) mesmo antes de lhes dizer que esta “em nada se aproveita.” Isso é impossível e ridículo. Jesus não estava a falar da Sua carne quando Ele disse que “a carne em nada se aproveita.”

Em segundo lugar, Jesus diz que as pessoas precisam comer a Sua carne e beber o Seu sangue (e que a Sua carne é comida) aproximadamente dez vezes neste capítulo. Ele não indica uma vez sequer que o sentido das Suas palavras não é literal; e também neste versículo não o faz.

Ao invés, por enfatizar-lhes que o que Ele disse acerca da Sua carne e sangue é “espírito e vida,” Jesus estava a afastar a noção deles de que só deviam estar preocupados em ter carne para comer para o sustento da vida física. A Eucaristia é carne e sangue verdadeiro de Jesus (tal como Ele deixa claro), assim como a Sua alma e divindade, mas primariamente proporciona-nos bens espirituais. É espírito e vida. Serve, antes de tudo, para o sustento da vida espiritual e para a obtenção da vida eterna.

Não se recebe a Eucaristia para encher o estômago, mas para adquirir a inestimável vida espiritual e as graças que esta traz. É isto o que Jesus estava a dizer-lhes. Isto confirma-se pelo ponto seguinte, que demonstra que mesmo após as palavras de João 6:63, muitos dos seguidores de Jesus abandonaram-no por causa da “dura declaração” acerca da Sua carne e sangue. Eles aperceberam-se de que Jesus lhes estava a dizer que tinham de comer a Sua carne e beber o Seu sangue, porém, simplesmente recusaram-se a aceitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Populares