27/12/2017

Na luz do Sol Eucarístico, elas servem a Deus com alegria

SERVAS DO ESPÍRITO SANTO DA ADORAÇÃO PERPÉTUA
Seu hábito é de um belo cor-de-rosa. Em suas fisionomias, notam-se distensão e alegria. No entanto, estas freiras podem dizer de si mesmas: "Trazemos em nossos corações todas as necessidades e tribulações do mundo!"
Sérgio Ueda 
De onde são essas freiras com tão belo hábito cor-de-rosa? Como vivem elas? Resultado de imagem para irmãs servas da adoração perpetua imagens

São do Brasil. Num recolhido convento localizado na cidade paranaense de Ponta Grossa, levam uma vida de clausura, no silêncio e na oração, cumprindo a elevada missão para a qual Jesus as chamou: a Adoração perpétua ao Santíssimo Sacramento, sustentadas pela graça de Deus.

"Trazemos em nossos corações todas as necessidades e tribulações do mundo!", dizem elas de si mesmas, com toda propriedade. Revezando-se 24 horas por dia diante de Jesus Sacramentado, elas Lhe apresentam sem cessar suas orações por todos os necessitados.

De modo muito especial, oferecem sua vida de preces e sacrifícios pela santificação dos sacerdotes e pela obra De modo muito especial, oferecem sua vida de preces e sacrifícios pela santificação dos sacerdotes e pela obra

A Congregação das Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua tem conventos
em dez países







missionária da Igreja.

Sete vezes ao dia, elas se reúnem na Capela para cantar o Ofício Divino, prestando - em nome da Mãe Igreja - sucessivos atos de louvor e ação de graças a Deus Uno e Trino, Senhor da História.
Tocha ardente diante de Jesus SacramentadoResultado de imagem para irmãs servas da adoração perpetua imagens
Elas pertencem à Congregação das Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua. Esse nome, cheio de beleza e simbolismo, resume seu programa de vida: estar a serviço do Espírito Santificador, o "Doce Hóspede das almas", passando sua vida como uma tocha ardente de amor diante de Jesus Sacramentado.

Sua origem remonta ao ano de 1865, quando Santo Arnaldo Janssen - sacerdote alemão canonizado em outubro do ano passado, juntamente com um de seus primeiros colaboradores, o Pe. José Freinademetz - fundou a conhecida Sociedade do Verbo Divino, de padres e irmãos missionários. Em 1889, fundou um ramo feminino, também destinado às atividades missionárias, a Congregação das Servas do Espírito Santo, tendo como co-fundadoras a Beata Maria Helena Stollenwerk e a Serva de Deus Hendrina Stemanns.

O Pe. Arnaldo havia, assim, colocado a serviço da Igreja duas pujantes congregações de vida ativa. Mas ele tinha uma convicção profunda de quanto a obra missionária necessita de orações para alcançar os frutos desejados. Por outro lado, nutria grande devoção a Jesus Eucarístico e, como Santo de largos horizontes, via bem o grande valor que tem para a Igreja e o mundo a Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Decidiu, pois, fundar também um instituto de religiosas enclausuradas, cujo principal objetivo fosse estar aos pés de Nosso Senhor Sacramentado, implorando graças para fazer frutificar o trabalho dos Padres e das Irmãs missionárias.

Daí surgiu o ramo contemplativo, as Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua. Para esta nova fundação, o Pe. Arnaldo contou com a valiosa colaboração da Madre Maria Micaela. Como primeira Superiora Geral, esta transmitiu à jovem Congregação, com muita fidelidade, o espírito, a inspiração e a herança espiritual do Santo Fundador, e por isso é considerada co-Fundadora.

Seu hábito cor-de-rosa não foi escolhido apenas em função da beleza. Ele simboliza a consagração de cada Irmã ao Divino Espírito Santo, e significa também a alegria de estar a serviço do Reino de Deus.
Fazendo o bem em todo o mundo
A obra fundada por Santo Arnaldo Janssen prosperou. As três Congregações juntas possuem em torno de 10 mil membros espalhados pelo mundo inteiro.

O ramo contemplativo tem vinte casas, em dez países. No convento de Ponta Grossa, 18 Irmãs levam com júbilo sua vida de holocausto em benefício das missões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Populares